sábado, 12 de novembro de 2011

Maria, Mãe dos homens


Pequeno Catecismo de Nossa Senhora (III)

Maria, Mãe dos homens

Assim como Eva foi responsável pelo nosso infortúnio, Maria é responsável pela nossa salvação.
É nossa Mãe segundo a graça.
Interveio na terra para a aquisição da graça.
Primeiro, de maneira mais longínqua, quando aceitou ser a Mãe do Salvador.
Depois de maneira próxima quando participou no sacrifício redentor, sendo Reparadora e Co redentora com Jesus, intervém no céu para a distribuição das graças como Dispensadora ou Mediadora de todas as graças.

MARIA, NOSSA MÃE SEGUNDO A GRAÇA

Pode-se comparar Eva à Maria tirando que Eva deu ouvido ao demônio e desobedeceu a Deus. teve, depois de Adão a parte maior no infortúnio de todos os homens.
Maria, que ouviu o Anjo e obedeceu a Deus, teve, depois de Jesus, a parte maior na salvação de todos os homens.
Por volta do ano 200, Santo Irineu, Bispo de Lião (França), martirizado no ano de 202, escreveu uma obra "Conta as heresias": Assim como Eva, tendo Adão por esposo, mas sendo ainda virgem, foi por sua desobediência causa da morte para si e para todo o gênero humano: assim Maria, destinada a um esposo e, no entanto virgem, foi por sua obediência, causa da salvação para si e todo o gênero humano.
Tertuliano escreve por volta de 210: "Eva crê na Serpente, Maria em Gabriel: onde peca a credulidade de uma, a fé da outra repara...

Deus quis que N. Senhora tomasse parte da salvação humana... Ele quis esperar a resposta de Maria ao Anjo, antes de o Verbo descer sobre a Terra para salvar os homens.

Quando Nossa Senhora se tornou Mãe de Jesus, Autor e Fonte da graça, começou a ser Mãe de todos os homens.

Desde que Maria viu que Jesus veio salvar os homens de seus pecados (Mt 1, 21) e sofreria muito para a nossa salvação (Lc 2, 85) ela já amou muito os homens.

MARIA, CO REDENTORA

Depois do nascimento de Jesus, Nossa senhora ainda fez grandes coisas para a salvação dos homens... uniu-se a todos os sofrimentos da vida e da morte de Jesus.

Nossa Senhora se tornou, mais do que antes, a Mãe dos homens segundo a graça... no Calvário, ao pedir que o sacrifício de Jesus trouxesse a graça a todos os homens...

Jesus pensava nos grandes sofrimentos da sua Mãe e unia-se aos que Ele próprio suportava para nos salvar.
Os sofrimentos de Jesus, que é Deus, tem um valor infinito e são redentores. Os de Maria são santos e o dos fiéis também mas têm valor finito, são co redentores...

Jesus é o nosso único salvador, nosso único redentor e nosso único Mediador... a Virgem é a mais santa de todas as criaturas e não pode oferecer ao Pai a mais santa das intercessões finitas...

Jesus, sendo Deus, dá ao Pai Celestial uma satisfação infinita por nossos pecados... Ele é, como diz S. Paulo em 1 Tm 5,6) "o único mediador que se deu a si próprio, em resgate por todos".

Jesus nos deu na Cruz a N. Senhora... "Vendo Jesus sua Mãe, junto a ela o discípulo amado, disse à Mãe: "Mulher, eis aí teu filho"... Depois disse ao discípulo: -"Eis aí tua Mãe". (Jo 19,26-27)

MARIA, MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS

Nossa Senhora ocupa-se de nós lá no Céu intercedendo pelo mundo junto a seu Filho Jesus. Em nome da súplica Co redentora feita por ela junto à Cruz, Maria obtém todas as graças de salvação que, incessantemente, chegam aos homens.

Deus não teria necessidade nenhuma de criatura alguma, a fim de que soubéssemos a que ponto amou o mundo, quis escolher Nossa Senhora para associá-la estreitamente ao seu nascimento e ao seu sacrifício, e é dispensação de suas graças.

“Optar por Deus é saber que você é conhecido e amado além de qualquer suposição humana. Antes que alguém pensasse em você ou chamasse pelo seu nome, Ele já o conhecia. Optar por Deus é render-se a Ele na fé. Construa sua vida neste fundamento invisível. Deixe-se carregar, como uma criança, no seio de sua mãe.”
Pe. Ramon, sj





12 comentários:

  1. Eu adoro Nossa Senhora!E como é linda sempre!Belo sábado azul pra vc!Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Na imagem tão reconhecida de Maria-mãe, a cor azul a emoldura destacando a profundidade celestial que nos comove.Está tbém presente em muitos hinos marianos e nas decorações das festas em sua honra.
    O azul nos dá a certeza da sua presença em nossas vidas.

    Bjos, Rô e aproveite bem teu fim de semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga

    A mãe que protege
    nos inspira
    e nos inunda de amor...


    Viver é se fazer eterno
    para o coração de alguém.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Anne
    Eu também... fique feliz e seja abençoada com bênçãos marianas...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Calu
    Aproveitei sim e foi lindo tudo por lá mas a saudade me fez voltar...
    Bjm de paz e receba as bênçãos marianas

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Ana
    Tudo correu bem e que vc tenha uma ótima semana também!!!
    Bjm de paz e bênçãos marianas pra vc.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Aluísio
    Que vc receba as bênçãos marianas em profusão!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  8. OI ORVALHO DO CÉU!
    SOU FÃ DE NOSSA SENHORA, COMO AMO MUITO A JESUS, NÃO PODERIA DEIXAR DE AMAR E RESPEITAR SUA MÃE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida Zilani
    Não dá pra ser diferente, amiga...
    Bjm de paz e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Nossa querida,

    Obrigada por essas palavras tão lindas que alegram e me protegem nessa manhã.O seu blog está lindo!!Ainda mais com a Ave Maria tocando ao fundo.
    Um beijo grandioso para vc.

    ResponderExcluir