sábado, 14 de janeiro de 2012

Atuação de Maria na Vida de Jesus




O quer fizeram Nossa Senhora e São José, depois da visita dos Reis Magos, foi fugir para o Egito com o Menino Jesus a fim de escapar da matança das criancinhas, ordenada por Herodes (Mt 2,13-14).

O último acontecimento da infância de Jesus é narrado no Evangelho de Lc 2, 45-50...
O Evangelho nos conta que, quando o Menino Jesus tinha onze anos de idade, seus pais O tornaram a encontrar no Templo. 
Foi então que eles lhes disseram:

-"Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo me ocupar dos negócios de meu Pai?

Mas eles não compreenderam na hora de que maneira seus corações iam ser dilacerados pelas exigências da missão divina de seu Filho.

Nossa Senhora durante a vida pública de Jesus

O Evangelho fala de Nossa Senhora a propósito da vida pública de Jesus principalmente em duas ocasiões:

- no início da vida pública, Jesus lhe faz o seu primeiro Milagre de Caná por causa do pedido de Nossa Senhora (Jo 2, 1- 2)
- no fim da vida, morrendo na Cruz, Jesus deu Nossa Senhora por Mãe a S. João (Jo 19. 26-27)


Fala-se ainda de Nossa Senhora no Evangelho de Marcos que conta que, numa casa cercada pelo povo, Jesus foi acusado por seus inimigos de ser demoníaco, isto é, possesso do demônio. Os seus parentes, tendo-o sabido, vieram para o prender pois diziam-lhe:

-"ELE ESTÁ FORA DE SI!"

Disseram-lhe:

-"AÍ FORA ESTÃO TUA MÃE E TEUS IRMÃOS À TUA PROCURA"...

E, respondendo-lhes:

-"QUEM SÃO MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS?"

E, lançando um olhar sobre os que estavam sentados em círculos:

-"EIS MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS: QUEM FAZ A VONTADE DE DEUS, ESTE É O MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ E MINHA MÃE"... (Mc 3, 20.31-36)

Aliás, ensinaram os exegetas, que nessa ocasião, N. Senhora acompanhou os parentes, não para apoiá-los e dar-lhes razão, mas para defender Jesus contra o zelo de propósito desses parentes.

Jesus não negava os laços de parentesco temporal, entre maridos e esposas, entre pais e filhos, mas vinha formar laços mais altos, de um parentesco novo: ESPIRITUAL , que ofuscam a luz das velas. De ora em diante, Nossa Senhora terá que agir, não mais visivelmente, no plano do parentesco espiritual, para unir-se a seu zelo pelas coisas de Deus e aos seus sofrimentos redentores. Mas como noutro plano, Maria será sempre a primeira.

S. Lucas conta que, noutra ocasião, uma mulher de coração nobre, tomando a defesa de Jesus conta os fariseus, exclamou:

-FELIZES AS ENTRANHAS QUE TE CARREGARAM E OS SEIOS QUE TE NUTRIRAM!

Mas Ele disse:

-"MAIS FELIZES OS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A GUARDAM"... (Lc 11,27-28)

Ouvir a Palavra de Deus e guardá-la, compreendê-la, aceitá-la, amá-la... é o que lhe fez compreender que é justamente isso que Ele mais amava em Maria, sua Mãe.








3 comentários:

  1. Muito lindo esse acntinho de Maria!!!!!
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vim conhecer o teu blog e confesso que foi uma grata surpresa.

    Falar de Maria e dos mistérios divinos nesse tempo onde impera a busca incessante pelos prazeres mundanos é, de fato, algo que me deixa profundamente feliz.

    Obrigada, por me lembrar, neste dia, que nada é mais importante do que a fé e o amor à Maria e seu filho Jesus. Bjs

    ResponderExcluir