sábado, 19 de maio de 2012

Rainha DO ROSÁRIO



Entre as práticas de devoção mariana, o Rosário é certamente uma das mais antigas e recomendadas pela Igreja. 
Conhecida em todo o mundo, essa oração acabou sendo, em toda arte, a oração dos fiéis por excelência; ricos ou pobres, cultos ou ignorantes sempre tiveram em sua mãos o terço de Nossa senhora. 
Foi, por isso, com muita insistência e carinho que a Igreja a recomendou ao povo cristão, dedicando-lhe  de modo especial o mês de maio e outubro, e introduzindo no calendário litúrgico a festa da Virgem do Rosário. 
E como explicar que uma oração tão simples, aparentemente cansativa, tenha agradado tanto à piedade popular? 
Simplesmente porque o Rosário é uma prática de devoção que leva a marca do evangelho. 
Quanto às orações que o compõem: o Pai Nosso nos foi ensinado pelo próprio Jesus Cristo, como um exemplo de oração; e a Ave Maria, na sua primeira, na sua primeira parte, lembra-nos a saudação que o anjo dirigiu a Nossa Senhora, momento da Anunciação, assim como as palavras com que Santa Isabel saudou a Mãe do Salvador, quando esta a visitou. 
Quanto aos mistérios que meditamos: eles nos lembram as passagens principais da vida do Redentor o de Nossa Senhora, a fim de que essa meditação venha a ser um contínuo alimento da nossa vida de piedade.

Vemos assim que o Rosário não é uma simples oração vocal, mas é, muito mais, uma oração mental, pois nela, o mais importante não é a necessidade do Pai Nosso ou da Ave Maria, mas a reflexão que devemos fazer sobre os Mistérios. 
Meditando diária, ou quase diariamente, alguma passagem bíblica da vida de Cristo ou de sua Mãe Santíssima, estaremos aprendendo a viver sempre com mais fervor a nossa vida de cristão.
Às vezes, poderá acontecer que alguém, por motivo de doença ou falta de tempo, não esteja em condições de rezar o seu Terço diariamente. 
Pode ser também que alguém se sinta cansado com a monotonia das mesmas orações, recitadas continuamente. 
Nesses casos nada impede que se rezem um ou dois mistérios, meditando-os com a necessária atenção e devido fervor; será sempre uma prova de  devoção a Nossa Senhora.

11 comentários:

  1. Uma vez, a muito tempo, escutei minha mãe falando com alguem que não sabia rezar um Pai Nosso se não rezasse junto uma Ave Maria.
    Desde então é o que acontece comigo. É como se fosse uma unica oração.
    Uma não existe sem a outra!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Orvalho
    O mês de maio é o mais bonito para mim pois é o mês dedicado a coroaçao de Nossa Senhora e eu fico encantada com a doçura das crianças.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Amiga, hoje eu vim agradecer o carinho de sua presença lá no meu cantinho!
    Tenha uma linda semana coberta de muito carinho e Amor
    Fique com Deus!
    Abraço Amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  4. Olá Roselia!

    Passando para agradecer sua simpática visita e lhe desejar uma semana abençoada.

    Eu gosto mto de rezar o terço,acho que orar faz bem pra alma,nos acalma...

    Abraço tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Quero primeiramente agradecer sua visita em meu espaço, muito obrigada. Voce tem razão as lembranças, saudades, dóem, mas nos atentando para orações Deus e e Virgem Maria, atenua nossas dores, com certeza.

    Eu faço apenas uma dezena do terço por dia, aos domingos todinho, e vou a missa na Catedral de N. Sra. Desatadora do nós. É linda, com lindas canções, e um lugar abençoado.

    Beijos, sonia.

    ResponderExcluir
  6. Quando oramos, dedicamos aqueles minutos ao Senhor. E ainda é muito pouco, mas nos faz muito bem.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Orar, sempre em todas as aparições a SANTA MÃEZINHA pediu orações, sou uma pessoa q reze e sempre q pode pede para esta corrente aumentar, pois só por meio da oração nos tornaremos realmente fortes e abençoados, pra vc bjos, bjos e bjossss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rosélia!

    Eu vim descobrir bem recentemente a magnitude da oração do santo rosário. Confesso que achava enfadonha e repetitiva, pois não conhecia-lhe a história, mas, Nossa Senhora me deu uma oportunidade de conhecer e de me apaixonar por ela. E estou muito feliz em praticá-la agora com muita devoção.

    Abraços fraternos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Uma semana abençoada para você também!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, passei para saber das novidades e lhe desejar um final de semana abençoado!

    ResponderExcluir