sábado, 6 de abril de 2013

A Vida de Nossa Senhora (I)




Que dizem os Livros Santos dos antepassados de Maria?

-Os livros Santos dizem-nos que maria descendia de Davi, pois Jesus "era da raça de Davi segundo a carne". (Rm 1,3)

Quais são as duas primeiras festas de Nossa Senhora?
-São a festa da Imaculada Conceição, a de 8 de Dezembro e a festa da Natividade de Nossa Senhora a 8 de Setembro.

Além do que dizem os Livros Santos, sabe-se mais alguma coisa sobre a Infância de Nossa Senhora?
Crê-se que sua mãe era Sant'Ana e seu pai São Joaquim, e que foi levada ao templo de Jerusalém para aí ser educada. A Igreja festeja a Apresentação de Nossa Senhora no Templo, a 21 de Novembro.

Nossa Senhora no Evangelho durante a infância de Jesus.

A partir de que momento o Evangelho começa a falar de Nossa senhora?
-A partir do momento em que o mistério da Encarnação está prestes a se realizar e em que o Anjo anuncia à Maria que ela vai tornar-se, por um milagre, a Mãe do Salvador (Lc 1,26-38): é a festa da Anunciação, 25 de Março. Nossa Senhora responde ao Anjo:
"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a vossa palavra".

A quem é que Nossa Senhora visita em primeiro lugar?
-À sua prima Isabel: é festa da Visitação, 2 de julho, Isabel diz à Maria: "Bendita sois entre as mulheres e bendito é o fruto de vossos ventre! E de onde me vem que a Mãe do meu Senhor venha a mim? (Lc 1,42-43. Foi então que Nossa Senhora entoou o cântico de ação de graças que chamamos Magnificat. (Lc 1,43-55)

São José era o verdadeiro pai de Jesus?
-Não; o Menino Jesus teve por verdadeiro pai só o seu Pai celeste. São José era apenas seu protetor e seu pai perante a lei. (Mt 1,18-25)

Jesus teve verdadeiros irmãos?
-Não, Jesus não teve irmãos; São Tiago, seu parente mais próximo (Gl 1,19) tinha outra mãe que não era Nossa Senhora (Mc 15,40); a palavra "irmãos de Jesus" significa, no Evangelho, primos e outros parentes de Jesus.

Que fez Nossa Senhora depois do nascimento de Jesus?
-Nossa Senhora levou-o ao templo de Jerusalém para consagrá-lo a Deus: é a festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo e da Purificação de Nossa Senhora, 2 de fevereiro. Foi então que o velho Simeão tomou o Menino Jesus nos braços e cantou o seu Cântico de despedida que se chama o Nunc Dimittis. Simeão predisse à Virgem que o Menino seria um sinal de contradição e que a alma de Maria seria "transpassada por um gládio". (Lc 2,29-35).

Que fizeram Nossa Senhora e São José depois da visita dos Magos a Belém?
-Depois da visita dos Magos a Belém, Nossa senhora e São José fugiram para o Egito com o Menino Jesus, a fim de esperar a matança das criancinhas, ordenada por Herodes (Mt 2, 13-14).

Qual o último acontecimento da infância de Jesus narrado no Evangelho?
O Evangelho nos conta que, quando o Menino Jesus tinha doze anos de idade, seus pais o perderam em Jerusalém e depois de três dias o tornaram  a encontrar no templo. Foi então que ele lhes disse: "Por que  me procuráveis? Não sabíeis que me devo ocupar dos negócios de meu Pai? Mas eles não compreenderam na hora de que maneira seus corações iram ser dilacerados pelas exigências da missão divina de seu Filho (Lc 2,45-50).


Feliz Páscoa para todos os amigos daqui!

0 comentários:

Postar um comentário