sábado, 27 de abril de 2013

As Principais Orações à Nossa Senhora




As principais orações à Nossa Senhora

Quais são as primeiras orações que dirigimos a Nossa Senhora, por quem e quando foram compostas?
-A maior parte dessas orações têm autores desconhecidos. Elas são testemunhos da devoção de todos os séculos cristãos. Brotaram espontaneamente, como flores diversas, segundo a estação.
No século III: parece  o texto de "Sub tuum praesidium" (Debaixo de vossa proteção). É uma oração popular que pede a intercessão da Mãe de Deus (Theotokos em grego) para as nossas indigências  e em nossos perigos.
No século X: 
a) o hino "Ave Maria Stella" (Ave, Estrela do mar), suplica àquela que, sendo nossa Mãe, ouve nossas orações e será atendida por seu Filho.
b) A Antífona "Regina Coeli" canta a alegria de Nossa Senhora no Domingo da Páscoa.
No século XI: 
a) A Antífona "Alma Redemptoris Mater" é um afeto do povo pecador, ansioso da regeneração, à Virgem misericordiosa e tão sublime que deu a luz o seu criador.
c) A Antífona "Salve Regina, Mater Misericordiae" (a  "Salve Rainha") suplica à Virgem, que é a doçura de nossa vida, que nos mostre seu Filho Jesus, após o exílio deste vale de lágrimas.
No século XII: A Antífona "Ave Regina Coelorum" celebra a glória da Rainha do Céu, que deu à luz Jesus Cristo, Luz do Mundo.
No século XIV: o "Sabat Mater Dolorosa" é o grande hino dilacerante das dores de compaixão  que Maria sofreu junto à cruz.  
No século XV: firma-se a versão atual da Ladainha de Nossa Senhora, Mãe de Cristo, Virgem admirável para o mundo, Socorro nosso, Rainha dos  Anjos.
Ao mesmo tempo também o Rosário  toma a Nossa Senhora que una aos seus mistérios, para mergulhá-los nas alegrias, dores e vitória de seu Filho, nossas pobres dores, vitórias para que sejam sempre magnânimas.
Na mesma época,  aparece a comovedora oração popular "Memorare" ou "Lembrai-vos".


0 comentários:

Postar um comentário