sábado, 25 de novembro de 2017

O Terço e a Palavra de Deus



O Terço e a Palavra de Deus

        Havia uma senhora muito simples, que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, Tia Teca, conhecida por toda a vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o Terço no jardim da casa deste. Passados alguns dias, Tia Teca voltou novamente à sua casa. Esse veio logo zombar de Tia Teca. Ele dizia para ela: -  Você perdeu seu Deus?
Ela humildemente respondeu:
- Eu? Perder o meu Deus? Nunca.
- Então, ele pegou o TERÇO e disse: - Não é este o seu Deus?
Ela disse: - Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Terço. Muito Obrigada!
Ele disse: - Porque você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia?
Ela disse: - Porque a Bíblia eu não sei ler, e com o Terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no meu coração.
Ele Perguntou: - Medita a Palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?
- Posso sim. Respondeu Tia Teca e, pegando o Terço, disse:
- Quando eu pego na Cruz, lembro-me que o Filho de Deus derramou todo o seu Sangue, pregado numa Cruz, para salvar a humanidade. Esta primeira conta grossa me lembra as Três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a   oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai-nosso. O Terço tem os cinco mistérios, que fazem lembrar as Cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, cravado na Cruz. E cada Mistério tem dez Ave-marias, que fazem lembrar os Dez Mandamentos, que o Senhor mesmo escreveu nas Tábuas  de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem quinze Mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos, cinco Gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar a minha luta do dia-dia, eu rezo os Mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria de Nazaré. Ao meio dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo os Mistérios Dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega o final do dia com as suas lutas vencidas, eu rezo os Mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para nos dar a Salvação e a toda humanidade.
      E agora, diga-me: onde está a idolatria?
- Ele depois de ouvir tudo isso, disse:
- EU NÃO SABIA DISSO. ENSINA-ME TIA TECA, A REZAR O TERÇO!

Esta linda história nos ensina muito! Bem sabemos que, o nosso São João Paulo II, nos deu de presente os Mistérios Luminosos – Da Vida Pública de Jesus - que a tia Teca saberia muito bem fazer uma leitura espiritual que brotaria do seu coração, uma vez que o doce hóspede da alma habita em seu interior pela graça do Sacramento do Batismo.

3 comentários:

  1. Es una hermosa historia Roselia!

    Es verdad, cuando rezamos el rosario, meditamos en la Palabra de Dios. "La Palabra se hizo carne y habito entre nosotros."

    Feliz día de Cristo Rey Dios del universo.

    Un abrazo fuerte

    ResponderExcluir
  2. Buen día hermana querida.

    Por favor reza por mi. Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir